Vera Lúcia Pavão Almeida nasceu em São Luís-MA, em 08 de janeiro de 1957.Com uma infância humilde, nutria o sonho de tornar-se professora. Em uma pequena escola construiu um grande alicerce para o futuro profissional, desenvolvendo o hábito e o prazer pela leitura e pela escrita. Trabalhou na secretaria da escola onde estudava para pagar o ensino recebido e, com o novo ofício, nascia o sonho do empreendedorismo direcionado a educação. Fez o magistério e começou a lecionar em pequenas escolas sem nunca deixar de estudar, tanto que obteve aprovação nos concursos públicos da Prefeitura de São Luís e do Estado do Maranhão para a função de professora, cargo ocupado até sua aposentadoria. Conciliava a sala de aula com a comercialização de roupas e cosméticos para complementar a renda e arcar com os custos de uma educação de qualidade aos quatro filhos. Somente quando os filhos estavam na adolescência, às vésperas de prestarem vestibular, voltou para a sala de aula e tornou-se aluna dos mesmos que a prepararam para ingressar na Universidade. Conseguiu assim, a aprovação na Universidade Estadual do Maranhão, onde cursou Letras e, posteriormente na Universidade Federal do Maranhão, onde graduou-se em Pedagogia. A incessante busca pelo conhecimento a levou a conquistar os títulos de Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana, em Assunção no Paraguai.
Transformar vidas através da educação já estava consolidado como sua missão e para cumpri-la ambicionava ter a própria instituição de ensino. A grande oportunidade chegou quando a filha Jenilce Pavão Almeida estava desestimulada com seu primeiro empreendimento que não havia prosperado. Ambas renovaram suas forças e tornaram-se sócias.
Vera Lúcia percebeu a escassez de oportunidades para quem buscava uma qualificação profissional técnica no estado. Resolveu investir o pouco dinheiro e o muito conhecimento que tinha em uma escola técnica. As dificuldades foram inúmeras, mas a perseverança foi maior. Estruturou a grade curricular dos cursos enquanto se recuperava de um infarto que acabara de sofrer e, em pouco tempo, fundou o Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão, o CEMP-MA, em 05 de março de 2001.Desde então, a vida de Vera Lúcia Pavão Almeida mesclava com a história do CEMP-MA.
O CEMP-MA foi a primeira escola técnica particular a ter sua marca estampada nos outdoors de São Luís-MA, mesmo com poucos recursos. Com um trabalho artesanal, confeccionando a própria goma (cola para pregar cartazes), reuniram amigos e familiares para pregarem os panfletos pela cidade e distribuí-los aos transeuntes.
Aos poucos, a instituição foi se consolidando, ganhando visibilidade e credibilidade. Com o lema “Qualidade e Competência”, em pouco tempo o CEMP-MA tornou-se referência no Maranhão, expandiu através de novas unidades de ensino na capital e no interior, foi eleito uma das melhores instituições do estado em preparação técnica com um quadro de professores altamente qualificados, plano pedagógico inovador, ensino prático, estrutura moderna e parcerias com empresas renomadas.
A Prof.ª Vera Lúcia selecionava os bons profissionais, primava pela excelência, mas não dispensava características como caráter e humanidade. A frente do CEMP-MA, foi a maior responsável pela estrutura pedagógica impecável percebida na formação dos alunos egressos da instituição que passaram a ocupar cargos de destaque em grandes empresas no Maranhão e fora do estado, inicialmente como estagiários e, após formados, como profissionais.
A dedicação com a qual exercia a profissão gerou honrarias e premiações regionais e nacionais. Ciente de sua responsabilidade, Vera Lúcia não criou o CEMP-MA para gerar lucros, mas para gerar oportunidade a quem não tinha, por isso sempre distribuía bolsas de estudos e estruturava o ensino em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. A educadora que vislumbrava a prosperidade dos discentes e uma sociedade mais igualitária se sobressaia à empresária.
Alegre e determinada, deixou o plano material em 8 de setembro de 2021, vivendo intensamente uma de suas grandes paixões: a dança. Seus ensinamentos, legado, generosidade e persistência são atemporais, perpetuados em cada aluno, colaborador, professor, amigos, admiradores, filhos e netos que tiveram suas vidas transformadas pela missão grandiosa de Vera Lúcia Pavão Almeida.