Vera Lúcia Pavão Almeida nasceu em São Luís-MA, em 08 de janeiro de 1957.Com uma infância humilde, nutria o sonho de tornar-se professora. Em uma pequena escola construiu um grande alicerce para o futuro profissional, desenvolvendo o hábito e o prazer pela leitura e pela escrita. Trabalhou na secretaria da escola onde estudava para pagar o ensino recebido e, com o novo ofício, nascia o sonho do empreendedorismo direcionado a educação. Fez o magistério e começou a lecionar em pequenas escolas sem nunca deixar de estudar, tanto que obteve aprovação nos concursos públicos da Prefeitura de São Luís e do Estado do Maranhão para a função de professora, cargo ocupado até sua aposentadoria. Conciliava a sala de aula com a comercialização de roupas e cosméticos para complementar a renda e arcar com os custos de uma educação de qualidade aos quatro filhos. Somente quando os filhos estavam na adolescência, às vésperas de prestarem vestibular, voltou para a sala de aula e tornou-se aluna dos mesmos que a prepararam para ingressar na Universidade. Conseguiu assim, a aprovação na Universidade Estadual do Maranhão, onde cursou Letras e, posteriormente na Universidade Federal do Maranhão, onde graduou-se em Pedagogia. A incessante busca pelo conhecimento a levou a conquistar os títulos de Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana, em Assunção no Paraguai. 
 Transformar vidas através da educação já estava consolidado como sua missão e para cumpri-la ambicionava ter a própria instituição de ensino. A grande oportunidade chegou quando a filha Jenilce Pavão Almeida estava desestimulada com seu primeiro empreendimento que não havia prosperado. Ambas renovaram suas forças e tornaram-se sócias.
Vera Lúcia percebeu a escassez de oportunidades para quem buscava uma qualificação profissional técnica no estado. Resolveu investir o pouco dinheiro e o muito conhecimento que tinha em uma escola técnica. As dificuldades foram inúmeras, mas a perseverança foi maior. Estruturou a grade curricular dos cursos enquanto se recuperava de um infarto que acabara de sofrer e, em pouco tempo, fundou o Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão, o CEMP-MA, em 05 de março de 2001.Desde então, a vida de Vera Lúcia Pavão Almeida mesclava com a história do CEMP-MA.
O CEMP-MA foi a primeira escola técnica particular a ter sua marca estampada nos outdoors de São Luís-MA, mesmo com poucos recursos. Com um trabalho artesanal, confeccionando a própria goma (cola para pregar cartazes), reuniram amigos e familiares para pregarem os panfletos pela cidade e distribuí-los aos transeuntes. 
Aos poucos, a instituição foi se consolidando, ganhando visibilidade e credibilidade. Com o lema “Qualidade e Competência”, em pouco tempo o CEMP-MA tornou-se referência no Maranhão, expandiu através de novas unidades de ensino na capital e no interior, foi eleito uma das melhores instituições do estado em preparação técnica com um quadro de professores altamente qualificados, plano pedagógico inovador, ensino prático, estrutura moderna e parcerias com empresas renomadas.
 A Prof.ª Vera Lúcia selecionava os bons profissionais, primava pela excelência, mas não dispensava características como caráter e humanidade. A frente do CEMP-MA, foi a maior responsável pela estrutura pedagógica impecável percebida na formação dos alunos egressos da instituição que passaram a ocupar cargos de destaque em grandes empresas no Maranhão e fora do estado, inicialmente como estagiários e, após formados, como profissionais.
A dedicação com a qual exercia a profissão gerou honrarias e premiações regionais e nacionais. Ciente de sua responsabilidade, Vera Lúcia não criou o CEMP-MA para gerar lucros, mas para gerar oportunidade a quem não tinha, por isso sempre distribuía bolsas de estudos e estruturava o ensino em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. A educadora que vislumbrava a prosperidade dos discentes e uma sociedade mais igualitária se sobressaia à empresária.
Alegre e determinada, deixou o plano material em 8 de setembro de 2021, vivendo intensamente uma de suas grandes paixões: a dança. Seus ensinamentos, legado, generosidade e persistência são atemporais, perpetuados em cada aluno, colaborador, professor, amigos, admiradores, filhos e netos que tiveram suas vidas transformadas pela missão grandiosa de Vera Lúcia Pavão Almeida.
#iguru_button_662014a7e28c1 .wgl_button_link { color: rgba(255,255,255,1); }#iguru_button_662014a7e28c1 .wgl_button_link:hover { color: rgba(255,255,255,1); }#iguru_button_662014a7e28c1 .wgl_button_link { border-color: rgba(30,115,190,1); background-color: transparent; }#iguru_button_662014a7e28c1 .wgl_button_link:hover { border-color: rgba(253,185,0,1); background-color: rgba(253,185,0,1); }
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support